Contaminação Cruzada
Todos os procedimentos na área da saúde geram risco de contaminação cruzada entre pacientes e equipe profissional. A Odontologia, pela natureza dos procedimentos realizados, é uma das profissões que mais gera aerossol. Esses aerossóis são especialmente grandes quando do uso das turbinas de alta-rotação, lavagem/secagem com seringa tríplice, uso de ultrassom, dentre outros.
Bochechos antes de procedimentos clínicos, quando administrados, diminuem de 70% até 95% da contaminação pelos aerossóis. Essa diminuição se dá na primeira hora de atendimento, reduzindo significativamente os microorganismos da cavidade bucal.
Para os bochechos, é indicado utilizar um enxaguante bucal com Clorexidina em procedimentos pré-clínicos e pré-cirúrgicos, diminuindo a incidência de alveolites. Por seu poder antisséptico, atua contra microorganismos positivos, negativos e algumas leveduras. Em suma, é um poderoso bactericida e sua ação é prolongada. Recomenda-se 10ml do produto para um bochecho que deve durar 1 minuto.
Essa prática vem sendo amplamente recomendada, pois aumenta a biossegurança do consultório, evitando a contaminação cruzada principalmente pelo Covid-19, mas por outros vírus e bactérias também.